Edvaldo e Katarina propõem ainda retomar o sistema de bicicletas compartilhadas
Depois de recuperar e modernizar os corredores de transporte Hermes Fontes, Augusto Franco, Beira Mar e Centro/Jardins, e recapear mais de 73km da malha viária urbana, o prefeito Edvaldo Nogueira, pré-candidato à reeleição, se compromete a revitalizar os corredores do eixo leste-oeste da cidade, com destaque para as avenidas Visconde de Maracaju, Maranhão e Tancredo Neves.
Esta e outras propostas para avançar na mobilidade urbana estão inseridas no Programa de Governo registrado na Justiça Eleitoral pela coligação "Pela Vida. Pela Cidade", que tem como pré-candidata à vice-prefeita a delegada Katarina Feitoza.
No documento, elaborado para nortear a gestão municipal no próximo quadriênio (2021-2024), Edvaldo e Katarina reconhecem a emergência de novos desafios e a necessidade de “descortinar novos horizontes” para seguir recuperando a qualidade de vida da população aracajuana e melhorar a infraestrutura da cidade. Neste sentido, se comprometem a “investir ainda mais na mobilidade urbana inteligente e no transporte coletivo” e a incentivar, diversificar e integrar novas modalidades.
“Conquistamos mais de R$800 milhões para a cidade, que estão sendo bem utilizados na transformação de Aracaju, uma vez que 70% destes recursos estão sendo investidos nas regiões que mais precisam”, destaca o Programa de Governo da coligação.
Para melhoria da mobilidade urbana, esses recursos viabilizaram, por exemplo, além dos corredores de transporte, a implantação da semaforização inteligente e a revitalização e modernização da avenida Euclides Figueiredo, e vai possibilitar a implantação da avenida Perimetral Oeste.
Ao detalhar o tema estratégico Mobilidade Urbana Inteligente, Edvaldo e Katarina elencam, como diretrizes principais, o incentivo ao uso de combustíveis alternativos e limpos no transporte público, e a acessibilidade universal, incluindo aí a infraestrutura e mobilidade sustentáveis e integradas. Para isso, os pré-candidatos se comprometem a realizar uma série de projetos que se interligam aos demais temas estratégicos do Programa de Governo.
Assim, com a mesma “disposição, capacidade administrativa, experiência, trabalho e planejamento” da atual gestão, Edvaldo e Katarina se comprometem a atualizar o Plano de Mobilidade, em sintonia com o Plano Diretor que deverá ser aprovado com ampla discussão da sociedade, e propõem melhorar a sinalização de trânsito, avançar na implantação de semáforos inteligentes e concluir a implantação do Centro de Controle Operacional para coleta e monitoramento das informações de mobilidade e fluxo na cidade.
Aperfeiçoar o sistema para informação ao cidadão, através da disponibilização de informações unificadas com dados referentes às linhas de ônibus, horários e trajetos, incluindo canais para pesquisa de satisfação dos usuários e informação física nos terminais e abrigos de ônibus também são compromissos dos pré-candidatos para avançar na mobilidade urbana.
Edvaldo e Katarina propõem ainda retomar o sistema de bicicletas compartilhadas, “com priorização de estações nos bairros de maior vulnerabilidade e integração ao sistema de Transporte Público Coletivo”, e avançar no Plano Cicloviário de Aracaju, a partir da implantação de ciclorrotas, ciclofaixas, ciclovias, interligação das comunidades e bairros e medidas para a segurança aos usuários.
Todos os compromissos da coligação "Pela Vida. Pela Cidade" podem ser conferidos no Programa de Governo "Compartilhar a Cidade, Conectar Vidas", que está disponibilizado no site da Justiça Eleitoral.
Receba notícias no seu Whatsapp.
Cadastre seu número agora mesmo!